Atividades Realizadas

A Toma d' A Barca

Tomiñeses e cerveirenses recordaram a toma da antiga vila d’ A Barca pelo exército português, a 03 de março de 1644, durante a Guerra da Restauração Portuguesa. Autarcas dos dois concelhos acompanharam ato público com muita participação. Encontro reforçou os laços de amizade que unem estes dois povos apenas separados pelo rio Minho, nomeadamente projetos e iniciativas com o intuito de reforçar essa relação no presente e futuro.

 


 

IMG_2337Dístico-Horário

O Município de Vila Nova de Cerveira está a implementar um sistema de estacionamento gratuito comum a Tomiño, potenciando uma maior mobilidade. O objetivo passa por conferir uma maior rotatividade a toda a zona histórica, facilitando o estacionamento pontual dos automobilistas e promovendo o tecido comercial existente.

Consulte a Proposta de Reorganização do Trânsito da Vila

 


 

triatlo mmTriatlo da Amizade

Perfeitamente consolidado nas provas da modalidade, o Triatlo da Amizade Cerveira-Tomiño, já vai na sua VIII edição. Com organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e do Concelho de Tomiño, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Triatlo e da Federação Galega de Triatlo, esta competição internacional decorre sempre no último fim-de-semana de setembro e vai atraindo um número crescente de participantes que têm como ponto de união o rio Minho e a Ponte da Amizade.

 


 

escultura mmI Simpósio Internacional de Escultura do Minho

O I Simpósio Internacional de Escultura do Minho, organizado pelos Concelhos de Cerveira e Tomiño, no âmbito da Carta da Amizade, pretende ser um espaço de experiência e liberdade criativa e proporcionar um momento íntimo entre artistas e comunidade em geral. Durante 17 dias, de 12 a 28 de setembro de 2014, seis artistas de renome internacional trabalharam ao vivo pedras de grandes dimensões transformando-as em valiosas obras de arte.

 


 

IMG_1784

Caminhada da Amizade

Vila Nova de Cerveira e Tomiño agendaram, para 21 de junho de 2014, uma Caminhada da Amizade, com o objetivo de sensibilizar as populações dos dois concelhos para a prática de exercício físico e o desfrute das paisagens ímpares junto ao rio Minho, além do reforçar os laços de união e cooperação entre as duas comunidades vizinhas.

 


 

3 - Fim de semana Saudavel

Fim-de-Semana Saudável

O Parque Lazer do Castelinho foi palco, dia 24 de maio, de uma aula de fitness dinamizada pelo Sherpaproject, e a Fortaleza de Goián recebeu uma Master Class de Taichi, a 25 de maio. Este Fim-de-Semana Saudável contou com o apoio dos Concelhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño, no âmbito do projeto ‘Euro-Região Ativa: Vida Saudável nas Vilas da Raia’.

 


 

IMG_2285

Oficinas de formação para crianças

Dando continuidade ao trabalho de colaboração desenvolvido entre a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Professora Esperanza Vazquez, responsável pela Biblioteca Escolar do CEIP de Sobrada, Tomiño realizou-se, em julho e setembro, em Cerveira e Tomiño, respetivamente, uma oficina de formação de contadores de histórias para crianças. A troca de experiências e conhecimentos, no âmbito da mediação da leitura para crianças e famílias, tem-se revelado um trabalho enriquecedor e que merece continuidade.