Notícias

CLIPPING Amizade Cerveira-Tomiño

 

Cerveirenses e Tomiñenses reconhecem importância da cooperação transfronteiriça

Cerca de 95% de uma amostra de 1100 residentes em Cerveira e Tomiño avaliam positivamente as iniciativas de cooperação transfronteiriça dinamizadas entre os dois concelhos, reconhecendo o seu contributo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da raia. Inquéritos à Cidadania foram distribuídos por diversas faixas etárias, cuja monitorização dos resultados permite delinear a estratégia futura.

+ Info

 

Cerveira e Tomiño apresentam nova edição do Orçamento Participativo Transfronteiriço

Vila Nova de Cerveira e Tomiño continuam a consolidar a aposta na partilha cada vez mais frequente de serviços, projetos e iniciativas conjuntas. Na passada quinta-feira, o Salão do Concello de Tomiño acolheu a apresentação da 3ª edição do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT).

+ Info

 

OPT Cerveira-Tomiño foi experiência em destaque na Corunha

Os autarcas de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, Fernando Nogueira e Sandra Gonzalez, foram os convidados do segundo dia do IV Encontro Ibérico de Democracia e Orçamentos Participativos, a decorrer na Corunha, entre 4 e 6 de julho. O Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño foi analisado como uma experiência inovadora e de sucesso.

+ Info

 

OPT Cerveira-Tomiño 2018: Dinamização da iniciativa ‘Desporto Náutico Para Todos’

O rio Minho é protagonista de um dos projetos vencedores da edição 2018 do Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño. O ‘Desporto Náutico Para Todos’ vai decorrer, ao longo deste mês de julho, com atividades de turismo e desporto inclusivo para pessoas com dificuldades de mobilidade. Inscrições gratuitas através da Associação Vontade de Tomiño.

+ Info

 

 

Cerveira recebeu visita dos técnicos dos projetos de cooperação SmartMinho e Visit Rio Minho

Vila Nova de Cerveira e Tomiño receberam, esta terça-feira, dia 26 de junho, a visita de uma equipa técnica afeta aos projetos SMART MINHO e VISIT RIO MINHO da Deputacion de Pontevedra, com a finalidade de potenciar a cooperação transfronteiriça. Esta jornada de reconhecimento socioambiental do território de intervenção dos dois projetos arrancou em Tomiño, seguindo para Cerveira, onde o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, presidiu à receção de boas-vindas no Aquamuseu do Rio Minho, além de promover uma visita guiada ao Parque de Lazer do Castelinho, concretamente ao local onde se pretende construir a ponte pedonal e ciclável entre Cerveira e Tomiño. A equipa, acompanhada pelo deputado provincial para a cooperação transfronteiriça Uxío Benítez, visitaram também Melgaço, Arbo e Salvaterra para conhecer os recursos e o espaço geográfico de desenvolvimento de algumas ações de ambos os projetos.

 

Provedoras abordam educação transfronteiriça

Maria de Lurdes Cunha e Zara Pousa Arbones reuniram, no dia 20 de junho, com o diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, Professor Artur Venceslau Teixeira, para conhecer a realidade escolar transfronteiriça, auscultando dificuldades subjacentes a intercâmbios entre os dois concelhos vizinhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño. Intenção é analisar a possibilidade de, futuramente, avançar com a delineação e concretização de projetos partilhados nesta área.

 

1 - Carta da Amizade 01Cerveira-Tomiño: 14 anos de ponte, 4 de geminação, o futuro pela frente

Uma ponte física que fomentou outras ‘pontes’ em comum. Vila Nova de Cerveira e Tomiño assinalam, esta segunda-feira, 11 de junho, uma cooperação transfronteiriça secular e de futuro. A entrada em funcionamento, em 2004, da Ponte Internacional da Amizade representou um marco histórico para as duas populações vizinhas potenciando, em 2014, a formalização da ‘Carta da Amizade’. Entre vários projetos e ações já dinamizados e outros previstos, a ‘cereja no topo do bolo’ é a constituição de um parque transfronteiriço, através de uma ponte pedonal/ciclável sobre o rio Minho.

+ Info

 

IMG_3785Território comum de Cerveira e Tomiño vai ter APP de Turismo Acessível

Está dado o primeiro passo com vista à criação de uma aplicação tecnológica que agregue os pontos turísticos dos concelhos vizinhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, associada ao conceito de acessibilidade para tod@s. Projeto é um dos vencedores da edição 2018 do Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño, e procura sensibilizar e envolver a população e profissionais especializados.

+ Info

 

Comitiva sul-americana contactou com experiência de cooperação transfronteiriça Cerveira-Tomiño

Uma delegação de 30 representantes da América do Sul e de diferentes concelhos, universidades e entidades galegas e portuguesas, esteve, esta quinta-feira, em Vila Nova de Cerveira e Tomiño para conhecer a experiência de cooperação transfronteiriça. Ação integra o Seminário CPS ESPON (Cross Border Public Services.1), organizado pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal, e que está a decorrer em Vigo.

+ Info

 

III Simpósio Internacional de Escultura do Minho de 11 a 30 de junho

Durante 20 dias, seis escultores internacionais vão dar forma a um projeto escultórico que ornamentará os espaços públicos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, no âmbito da cooperação transfronteiriça. Com caráter bienal, o III Simpósio Internacional de Escultura do Minho decorre de 11 a 30 de junho, no Espaço Fortaleza, em Goián, Tomiño.

+ Info

 

Cerveira e Tomiño avançam para constituição de Eurocidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por unanimidade, o Convénio de Entendimento com o município vizinho de Tomiño (Galiza) para a constituição da Eurocidade Cerveira-Tomiño. Objetivo é a consolidação da atual cooperação transfronteiriça e gestão partilhada de equipamentos e serviços.

+ Info

 

Aberta a fase de pré-inscrição para o Programa ‘Desporto para Todos’ 2018/2019

Vila Nova de Cerveira e Tomiño voltam a promover, em conjunto, um programa gratuito de atividades desportivas a decorrer até 2019. Com um formato mais alargado e diversificado, o ‘Desporto para Todos’ vai incluir iniciativas como “Piscina em Família”, “Atividades Desportivas para maiores de 55 anos” e “Atividades Desportivas nas IPSS’s de Vila Nova de Cerveira e Paróquias de Tomiño”. Inscrições já estão disponíveis.

+ Info

 

Projetos para construção da ponte pedonal e ciclável Cerveira-Tomiño expostos na Biblioteca Municipal

Esta sexta-feira, chega a Vila Nova De Cerveira a exposição que dá a conhecer os 24 trabalhos apresentados ao Concurso Internacional de Ideias para a construção da futura travessia pedonal e ciclável sobre o rio Minho, fazendo a ligação entre os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño. De carácter itinerante, a mostra vai estar patente até 8 de junho no Auditório da Biblioteca Municipal.

+ Info

 

foto 4Inaugurada exposição itinerante dos 24 projetos do Concurso Internacional de Ideias para a Ponte Pedonal Cerveira-Tomiño

O Concurso Internacional de Ideias para a construção da nova travessia pedonal e ciclável sobre o rio Minho, ligando os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, está a dar os seus últimos passos. Esta quinta-feira, foi inaugurada, em Pontevedra, uma exposição itinerante para mostrar ao público os 24 projetos admitidos, com destaque para as três propostas finalistas. Trabalhos vão estar patentes até 4 de maio, para depois ficarem expostos em Cerveira e em Tomiño, em datas a anunciar.

+ Info

 

OPT Cerveira-Tomiño entre as cinco melhores práticas de participação cidadã em Portugal

Candidato ao Prémio de Boas Práticas de Participação 2017, o processo de Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) Cerveira-Tomiño acaba de integrar o restrito lote de nomeados para a fase final de votação. De um total de 19 projetos nacionais apresentados, o OPT ficou em segundo lugar entre os cinco selecionados. Período de votação decorre entre 26 de março e 22 de abril, através do site www.portugalparticipa.pt

+ Info

 

OPT Cerveira-Tomiño 2018 regista excelente participação

Foram contabilizados quase 2000 votos para escolher as três atividades que os municípios de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño vão realizar em conjunto ao longo de 2018, no âmbito da segunda edição do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT). Participação das duas comunidades quase que multiplicou por 10, relativamente ao ano anterior.

+ Info

 

Selecionados três projetos para a 2ª fase do Concurso Internacional de Ideias da ponte pedonal transfronteiriça

Álvaro Siza e Jorge Amorín Nunes, Francisco Javier Zubia e Paula Teles, Ginés Garrido e Alejandro são os candidatos que obtiveram as melhores pontuações entre as 24 propostas aceites ao Concurso Internacional de Ideias para a construção da futura travessia pedonal e ciclável sobre o rio Minho, entre Vila Nova de Cerveira e Tomiño. Próximo passo é a elaboração do anteprojeto.

+ Info

 

Últimos dias de votação no OPT Cerveira-Tomiño

Termina já na próxima terça-feira, 20 de fevereiro, o prazo para votação na edição 2018 do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) Cerveira-Tomiño. Em seleção encontram-se três projetos entre as oito propostas apresentadas, cuja informação está disponível no website participacerveiratomino.eu

+ Info

 

 

Cerveira-Tomiño recebe visita técnica para conhecer envolvente da futura ponte pedonal

Antes de proceder à seleção dos três projetos finalistas, o Júri e a Comissão de Acompanhamento do Concurso Internacional de Ideias para a futura ponte pedonal e ciclável que ligará as margens de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, realizaram, esta sexta-feira, uma visita técnica aos dois concelhos para conhecer o espaço natural e patrimonial no qual se perspetiva a travessia sobre o rio Minho. Dia 1 de fevereiro são conhecidas as três ideias que passam à fase seguinte.

+ Info

 

Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño com oito propostas a votação

Pela segunda vez, os cidadãos de Vila nova de Cerveira e de Tomiño são chamados a eleger três projetos no âmbito do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) 2018. No total, vão ser colocados a votação, entre 20 de dezembro e 20 de fevereiro, oito propostas de cooperação diferentes apresentadas por um total de 12 entidades e dois cidadãos dos municípios envolvidos.

+ Info

 

Concurso Internacional para Travessia Pedonal Cerveira-Tomiño: 26 propostas conhecidas quinta-feira

Terminado o prazo para apresentação de propostas, a Deputación de Pontevedra recebeu 26 ideias de projeto para a futura travessia pedonal sobre o rio Minho, a ligar os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño. Na próxima quinta-feira, o júri internacional reúne em ato público, na Sala de Xuntas da Deputación, para revelar as caraterísticas de cada projeto submetido. Até final de fevereiro serão conhecidos os três projetos que passam à 2ª fase.

+ Info

 

População de Cerveira e Tomiño avalia partilha de serviços e equipamentos

Com o objetivo de perceber o impacto da cooperação transfronteiriça no dia a dia, os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño estão a promover um processo de auscultação no terreno. Foram distribuídos 2 mil inquéritos por diversas faixas etárias, cuja monitorização dos resultados vai delinear a estratégia futura.

+ Info

 

IMG_9974Workshop “Experiências de Democracia Participativa e Cooperação Transfronteiriça”

Decorreu, a 13 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, o workshop de apresentação “Experiências de Democracia Participativa e Cooperação Transfronteiriça”, no âmbito da Provedoria Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño.
Sessão de trabalho revelou-se muito produtiva, com debate entre oradores e participantes, nomeadamente nalguns desafios futuros colocados às provedoras transfronteiriças.
Em ambiente natalício, a este encontro da Amizade Cerveira-Tomiño contou com a entoação de cânticos pelas vozes de alunos do Agrupamento de Escolas e ainda uma degustação de doces típicos de Natal dos dois concelhos.

 

Cartaz Campus DeportivoTomiño e Cerveira promovem Campus Desportivo Transfronteiriço ao longo de três dias

A Câmara de Vila Nova de Cerveira e o Concelho de Tomiño estão a ultimar os preparativos para a realização do seu primeiro Campus Desportivo conjunto, agendado para os dias 24, 25 e 26 de novembro. Atividades para crianças e jovens são distribuídas pelos equipamentos desportivos de ambos os concelhos.

+ Info

 

Provedoras transfronteiriças visitam creches de Cerveira

Prosseguindo o trabalho de proximidade através do contacto com a realidade de entidades e equipamentos/serviços de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, que são ou podem ser partilhados, as provedoras transfronteiriças elegeram a área da Educação para uma visita no terreno.

+ Info 

 

Dezoito entidades trabalham em 9 propostas de cooperação entre Cerveira e Tomiño

A segunda edição do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) começa a dar os seus frutos. No total, 18 entidades estão a trabalhar na elaboração de 9 propostas de cooperação entre Cerveira e Tomiño, distribuídas pelas três áreas de ação: Educação e Cultura, Desporto e Lazer e Território e Ambiente. A apresentação de propostas está a decorrer até ao próximo dia 30 de novembro.

+ Info

 

Cerveira-Tomiño presente em sessão europeia de promoção do crescimento e coesão das regiões fronteiriças

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, participou, esta quarta-feira, em Mérida, num workshop promovido pela Comissão Europeia, integrado na Conferência Anual da Associação das Regiões Fronteiriças da Europa. Cerveira-Tomiño acompanha as dinâmicas europeias para impulsionar a cooperação transfronteiriça.

+ Info

 

Prorrogado prazo para apresentação de propostas para a travessia pedonal Cerveira-Tomiño

Acaba de ser publicado no Boletim Oficial da Província de Pontevedra uma alteração às bases do Concurso de Ideias para a futura ponte pedonal/ciclável transfronteiriça entre Cerveira e Tomiño. Com o intuito de permitir a participação de um maior número de profissionais, o prazo para apresentação de propostas foi alargado até meados de dezembro.

+ Info

 

C5D_0799Cerveira-Tomiño presente na III edição dos Olympics4All em Viana

Está a decorrer até sexta-feira, no Centro Cultural de Viana do Castelo, a terceira edição dos Jogos Intergeracionais - Olympcs4All com mais de 200 participantes, num total de 10 equipas, em representação de cada um dos dez concelhos do Alto Minho, com respetivas geminações.

+ Info

 

Arquitetos e Engenheiros galegos e portugueses envolvidos no projeto da futura travessia pedonal sobre o rio Minho

A Deputação de Pontevedra, o Município de Vila Nova de Cerveira e o Concello de Tomiño promoveram, esta manhã, um encontro com as ordens de arquitetos e de engenheiros galegos e portugueses, convidando-os a participar no júri do Concurso de Ideias que selecionará a proposta para a futura travessia pedonal sobre o rio Minho, unindo o Parque de Lazer do Castelinho (Vila Nova de Cerveira) e o Espaço Fortaleza (Tomiño). Período para apresentação de propostas já está a decorrer até 23 de outubro.

+ Info

Aberto Concurso de Ideias para Travessia Pedonal sobre o rio Minho até 23 de outubro

Após publicação do anúncio no Boletim Oficial da Província de Pontevedra no final de agosto, 23 de outubro é o prazo limite para a apresentação de propostas ao Concurso Internacional de Ideias para a Travessia Pedonal sobre o rio Minho. Convocatória com intervenção de júri visa a seleção de três propostas de estudo técnico que sirva de base para a elaboração do futuro projeto de construção de uma ponte pedonal e ciclável que faça a ligação entre os parques do Castelinho, em Vila Nova da Cerveira, e da Fortaleza, em Goián, Tomiño.

+ Info

Cerveira e Tomiño analisaram barreiras arquitetónicas e intelectuais nos municípios

“A ideia de acessibilidade deve ser transversal, na qual se trabalha desde todas as áreas da sociedade, de forma conjunta”. Esta foi uma das várias conclusões realçadas pelos experts convidados das “Jornadas de Atendimento para Tod@s", realizadas hoje em Tomiño, no âmbito do "Acessibilidade Sem Fronteiras", projeto vencedor do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) 2017 Cerveira/Tomiño.

+ Info

0002 (1)Cerveira e Tomiño recolhem sugestões da população através do OPT

Já está a decorrer o período de recolha de propostas para o Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) 2018 Cerveira-Tomiño, integrado na Agenda de Cooperação Estratégica Amizade Cerveira Tomiño. Ideias de projeto devem ser apresentadas até dia 30 de setembro, através da plataforma participacerveiratomino.eu, nas áreas de intervenção selecionadas – Educação e Cultura, Desporto e Lazer, Território e Ambiente.

+ Info

 

Cerveira e Tomiño promovem “Acessibilidade sem Fronteiras”

Eleito no Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) 2017 Cerveira/Tomiño, o projeto “Acessibilidade Sem Fronteiras” propõe três dias de consciencialização social para a exclusão por incapacidade física/intelectual. De 3 a 5 de setembro, os dois concelhos vizinhos dinamizam um programa conjunto com caminhada, debate e atividade desportiva adaptada. Inscrições gratuitas decorrem até ao próximo dia 30.

+ Info

 

Lançado Concurso Internacional de Ideias para Travessia Pedonal sobre o rio Minho

A imagem da futura Travessia Pedonal sobre o rio Minho, que vai unir as margens de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, será conhecida na Primavera de 2018. O anúncio foi feito, esta manhã, durante a apresentação pública do Parque Transfronteiriço Castelinho/Fortaleza e do Concurso de Ideias, de caráter internacional, para a construção daquela ponte. Interessados têm 60 dias para apresentar propostas, após publicação no Boletim Oficial da Província de Pontevedra.

+ Info

Cerveira-Tomiño apresentados como exemplo de mobilidade sustentável em cooperação transfronteiriça

A Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), Helena Freitas, reiterou, em Vila Nova de Cerveira, “a exemplar estratégia encetada por dois concelhos de dois países” e que, com os novos projetos em perspetiva, “só acrescentarão maior dinâmica e valorização a este território comum”. As declarações foram feitas, esta manhã, durante o hastear da Bandeira “Vila de Excelência – Nível II” a Cerveira-Tomiño.

+ Info

 

Aprovada candidatura de meio milhão de euros para potenciar cooperação transfronteiriça Cerveira-Tomiño

A “Agenda Estratégica de Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño - Coop _ ACT” integra a lista dos 132 projetos aprovados na primeira convocatória Interreg V–A. Candidatura recebe meio milhão de euros para reforçar uma visão compartilhada dos dois concelhos, através de estratégias de desenvolvimento e projetos que materializem a sua integração num único espaço físico e social.

+ Info

 

Jarojupe e The Pretty Shirts na Amizade Cerveira-Tomiño

“Rock e Jazz Com Amizade In Cerveira-Tomiño” é um novo evento musical, composto por duas sessões, que visa reforçar as relações culturais/pessoais entre as populações das duas margens do rio Minho. Primeiro concerto acontece já este sábado, 29 de abril, no Fórum Cultural de Cerveira, com a presença de Jarojupe e The Pretty Shirts. Segundo concerto está marcado para agosto, em Tomiño.

+ Info

 

Converter a AECT Río Miño nunha ferramenta de Desenvolvemento, obxectivo da Xornada Internacional sobre Cooperación Transfronteiriza

A Deputación de Pontevedra reúne durante o día de hoxe en Tomiño aos máximos especialistas en Cooperación Transfronteiriza de toda Europa. A xornada, denominada ‘A nova AECT Río Miño dende unha visión comparada: a raia e Europa’, contou na sesión de apertura coa presenza da presidenta da Deputación, Carmela Silva, do deputado provincial de Cooperación Transfronteiriza, Uxío Benítez, do secretario territorial da Xunta, Ramón Pereiro, do director da Fundación Centro de Estudos Eurorrexionais Galiza-Norte de Portugal, Rubén C. Lois, do presidente da Cámara de Vilanova da Cerveira e representante do CIM Alto Minho, Joao Fernando Brito Nogueira, e a alcaldesa de Tomiño, Sandra González. Nas intervencións de apertura, tanto a presidenta da Deputación como o representante do CIM e a alcaldesa de Tomiño coincidiron nunha reivindicación unánime, ao insistir en reclamar que “os fondos europeos destinados a cooperación transfronteiriza sexan destinados realmente á fronteira”.

+ Info

 

Deputacion de Pontevedra reúne especialistas da Europa em Cooperação Transfronteiriça para desenvolver o AECT Rio Minho

A Deputación de Pontevedra reúne, esta sexta-feira, 21 de abril, em Tomiño, com os mais prestigiados especialistas em Cooperação Transfronteiriça oriundos de toda Europa. O objetivo, segundo assinalou o deputado Uxío Benítez, responsável pela matéria daquela instituição provincial, é “aprender as oportunidades e debilidades de outras experiências de êxito para desenvolver o novo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho, em processo de constituição, e que pretende desenvolver projetos para valorizar o território da fronteira galego-portuguesa”.

+ Info

 

Cerveira-Tomiño partilham preocupação sob impasse na candidatura ‘VISIT Rio Minho’

Caso os Governos de Portugal e de Espanha não se pronunciem sobre os contornos burocráticos subjacentes à não admissibilidade da candidatura ‘VISIT Rio Minho’, a CIM Alto Minho e a Deputación de Pontevedra admitem recorrer a Bruxelas para defender o conceito de cooperação transfronteiriça. Esta posição conjunta foi anunciada, em conferência de imprensa desta quinta-feira, em Valença, e na qual participaram vários autarcas, nomeadamente de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño pelo projeto em mãos do Parque Transfronteiriço através de uma ponte pedonal e ciclável.

+ Info

Provedor Transfronteiriço definido antes do verão

O Comité de Gestão Estratégica (CGE) Cerveira-Tomiño aprovou, em reunião da semana passada, a “Carta de Princípios do Provedor da Cidadania Transfronteiriça”, cuja figura estará ao dispor das populações de ambos os concelhos dentro de três meses.

+ Info

 

Piscina Municipal ainda mais acessível para todos

O Município de Vila Nova de Cerveira acaba de adquirir três cadeiras de rodas adaptadas para facilitar a entrada de pessoas com mobilidade reduzida ao tanque da Piscina Municipal. Melhoria de condições de acessibilidade para todos já cativou 10 utentes da Asociación de Persoas com Discapacidade – Vontade, com sede em Tomiño (Galiza), para a realização semanal de sessões terapêuticas monitorizadas.

+ Info

 

Desporto, acessibilidade e lazer são os interesses comuns eleitos no OPT 2017

Já são conhecidos os três projetos que a população de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño quer ver concretizados em 2017, no âmbito do primeiro Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT). Cerca de 200 cerveirenses e tominenses elegeram o desporto, a acessibilidade e o lazer como os interesses comuns a reforçar neste novo ano.

+ Info

Prorrogado prazo de votação do OP Transfronteiriço

Quem ainda não votou nos projetos do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) Cerveira-Tomiño 2017 ganhou mais alguns dias para fazer a sua escolha e assim exercer o seu dever de cidadania. As autarquias dos dois concelhos geminados decidiram prorrogar, até 31 de dezembro, o prazo para a votação através do site participacerveiratomino.eu

+ Info

Já pode votar no Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño

Arranca hoje o período de votação do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) Cerveira-Tomiño. População dos dois concelhos é desafiada a escolher, até 10 de dezembro, três projetos a concretizar em conjunto em 2017. Processo é simples e decorre através do site www.participacerveiratomino.eu

+ Info

 

Tomiño e Cerveira apoiam três projetos comuns com 1º Orçamento Participativo Transfronteiriço

Durante um mês, os cidadãos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño vão poder escolher três projetos de cooperação de um total de seis que integram o 1º Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) Cerveira-Tomiño. Processo de votação decorre entre 10 de novembro e 10 de dezembro na plataforma participacerveiratomino.eu

+ Info

Cerveira-Tomiño dinamizam “Desporto para Todos”

O sucesso da equipa Vila Nova de Cerveira/Tomiño durante as Olimpíadas Intergeracionais 2015, e a vontade expressa pelos elementos em dar continuidade a este intercâmbio, resulta agora num projeto permanente de promoção de atividade física para pessoas com idade superior a 55 anos dos dois concelhos vizinhos. O “Desporto para Todos” já tem aberto o período de inscrições.

+ Info

 

Agenda Estratégica Cerveira-Tomiño: Identificados seis projetos para OP Transfronteiriço

Cerca de 40 entidades e associações luso-galaicas participaram, na primeira semana de julho, no segundo período de encontros temáticos no âmbito da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño 2014-2020. No total, foram identificados seis projetos que vão ser submetidos a votação no Orçamento Participativo Transfronteiriço.

+ Info

 

Cerveira e Tomiño pretendem ser símbolo de cooperação europeia

"Está dado mais um passo na criação deste projeto transfronteiriço de fortalecimento da identidade europeia e de sentido de pertença comum”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, no âmbito da cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre o Município, a Deputación Provincial de Pontevedra e o Concello de Tomiño, que decorreu a 08 de julho, para a promoção do concurso internacional de ideias para a seleção do anteprojeto da ponte/travessia para peões e bicicletas sobre o Rio Minho.

+ Info

Parque Transfronteiriço Castelinho/Fortaleza identificado como projeto singular nas relações entre os dois países

A recente criação da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) foi encarada pela Amizade Cerveira-Tomiño como mais uma oportunidade para apresentar as potencialidades do futuro Parque Transfronteiriço Castelinho/Fortaleza. Integrada numa visita mais alargada ao Vale do Minho promovida pela UNIMINHO, a coordenadora da UMVI, a Professora Helena Freitas, reuniu com os dois autarcas que fizeram o ponto da situação e traçaram os desafios do projeto. No final, a responsável destacou o caráter “simbólico, singular e estruturante deste projeto”.

+ Info

 

Agenda Estratégica Cerveira-Tomiño avança com OP Transfronteiriço e ‘Desporto para Todos’

Reunido esta terça-feira, em Vila Nova de Cerveira, o Comité de Gestão Estratégica (CGE) da Amizade Cerveira-Tomiño acaba de aprovar, com aplicação em 2017, a realização do primeiro Orçamento Participativo Transfronteiriço e a dinamização do projeto intergeracional ‘Desporto para Todos’. Criação da figura do Provedor de Cidadania Transfronteiriça também foi debatida e definido o perfil.

+ Info

 

Agenda Estratégica Cerveira-Tomiño reuniu 40 entidades para delinear projetos comuns

Cultura/Desporto, Educação e Ação Social são as três áreas que a cooperação transfronteiriça Cerveira-Tomiño está a trabalhar para a apresentação de iniciativas comuns. Para que os projetos resultem de uma participação cívica ativa, os dois concelhos avançaram com a realização de três grupos de trabalho temáticos constituídos por diversas entidades dos dois lados da fronteira.

+ Info

 

Grupos Trabalhos Temáticos 2016 - Educação, Cultura/Juventude e Área Social

Aproveitando sinergias resultantes da cooperação já existente, os Concelhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño estão a aprofundar e consolidar as relações institucionais através de uma programação e gestão conjunta e compartilhada dos distintos serviços públicos, de forma a eliminar riscos de duplicação de equipamentos e a estimulando a participação cívica ativa na formulação de propostas e escolhas exercida de forma democrática e inovadora ao nível transfronteiriço, implicando os cidadãos de Cerveira e Tomiño na formulação de soluções para necessidades comuns.

+ Info

 

Cerveira e Tomiño estreitam laços culturais e desportivos com programação conjunta

Oito eventos, 2500 participantes e um investimento global de 100 mil euros. Vila Nova de Cerveira e Tomiño apresentaram, esta manhã, a primeira agenda cultural e desportiva conjunta a implementar no presente ano. Objetivo das autarquias é alargar esta cooperação transfronteiriça às áreas da educação e social.

+ Info

 

Cerveira e Tomiño apresentaram candidatura ao POCTEP à comunidade local

Após uma participação ativa da população na elaboração da Agenda Estratégica, os concelhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño deram a conhecer em pormenor a candidatura conjunta recentemente submetida ao INTERREG V-A. Numa apresentação pública que decorreu esta manhã, no requalificado Mercado de Tomiño, os dois autarcas realçaram “mais um passo firme na cooperação transfronteiriça”.

+ Info

 

Rio Minho alvo de prospeção para projeto da ponte pedonal Cerveira-Tomiño

Durante dois dias, as margens do rio Minho, na zona do Castelinho/Fortaleza (Vila Nova de Cerveira e Tomiño), vai ser alvo de trabalhos de prospeção para recolha de informação detalhada que sustente a viabilidade da futura construção de uma travessia pedonal que ligue as duas margens. Projeto integra a candidatura recentemente apresentada pela UNIMINHO ao INTERREG V-A.

 + Info

 

Candidatura Amizade Cerveira-Tomiño quer efetivar ‘desfronteirização’

Aproveitando sinergias resultantes da cooperação já existente, da melhoria da posição competitiva do território e da qualidade de vida dos seus habitantes, os Concelhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño decidiram reforçar a relação transfronteiriça apostando numa visão compartilhada, através de estratégias de desenvolvimento e projetos que materializem a sua integração num único espaço físico e social. Candidatura ao INTERREG V A Portugal Espanha ultrapassa o meio milhão de euros.

+ Info

 

Marinha portuguesa e galega conhecem projeto de Cerveira-Tomiño para o rio Minho

O Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza e a Travessia Pedonal sobre o rio Minho foram os dois projetos apresentados em pormenor, esta segunda-feira, pelos autarcas de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño aos comandantes das entidades marítimas de Caminha e da Galiza. Consolidação desta cooperação transfronteiriça está a ser trabalhada para submissão de candidatura ao Interreg V/POCTEP.

+ Info

 

Novos serviços da Piscina Municipal apresentados aos vizinhos galegos

Após a inauguração das obras de requalificação e com a entrada em pleno funcionamento agendada para a próxima segunda-feira, a Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira foi dar-se a conhecer a um dos seus públicos-alvo, os galegos. Na conferência de imprensa, que decorreu esta manhã em Tomiño, foram apresentadas as renovadas instalações, a ampliação de horários e o estudo para a implementação de um transporte público Cerveira-Tomiño fomentando a partilha de equipamentos.

+ Info

 

Câmara coloca parque transfronteiriço na agenda dos Negócios Estrangeiros e Cooperação

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira deslocou-se a Lisboa, na última quinta-feira, para uma reunião de apresentação do Parque Castelinho-Fortaleza a responsáveis de duas entidades com competências na matéria. Encontro foi promovido pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dr. Luís Campos Ferreira, no seguimento da visita a este concelho em julho passado.

+ Info

 

Cerveira e Tomiño dinamizam semana em prol da cidadania ativa

“Ponte da Amizade – Europa Sem Fronteiras” é o nome do projeto dinamizado, entre 15 e 20 de setembro, pelos Concelhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño, no âmbito da Carta da Amizade. Cinema, conferências, exposições, desporto, gastronomia, jornadas, música e teatro fazem parte de um programa de atividades que visa sensibilizar os cidadãos para uma participação mais ativa na integração europeia.

+ Info

 

IX Triatlo da Amizade acontece já este domingo

Ás 14h45, do próximo domingo, 20 de setembro, no Cais de Goián é dado o ponto de partida para a IX edição do Triatlo da Amizade Cerveira-Tomiño. Este ano, a prova integra o projeto ‘Ponte da Amizade – Europa Sem Fronteiras’, no âmbito de uma candidatura ao Programa Europe for Citizens. A apresentação do evento decorreu em Tomiño.

+Info

 

Cerveira-Tomiño apresentaram Agenda Estratégica para a Cooperação ao Dr. Luís Campos Ferreira

Á margem da cerimónia de Hastear da Bandeira de adesão do 1º território transfronteiriço à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, a Amizade Cerveira-Tomiño reuniu, a 31 de julho, com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dr. Luís Campos Ferreira, para apresentar a Agenda Estratégica e os projetos prioritários, solicitando a colaboração do Ministério na sua concretização.

+ Info

 

Cerveira-Tomiño, o 1º território transfronteiriço a aderir à Rede de Cidades e Vilas de Excelência

Vila Nova de Cerveira e Tomiño avançaram com a adesão simultânea à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, tendo como objetivo a apresentação futura de projetos comuns. Hastear da Bandeira de Vilas de Excelência do 1º território transfronteiriço decorreu a 31 de julho, no Parque de Lazer do Castelinho, com a presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dr. Luís Campos Ferreira.

+ Info

Cerveira e Tomiño investidos Juizes Honorários 2015 do Couto Mixto

A Associação de Amigos Couto Mixto procedeu, como habitual no primeiro fim-de-semana de julho, na Igreja de Santiago de Rubiás (Calvos de Randín), ao ato solene de investidura dos novos juízes honorários do Couto Mixto. A Amizade Cerveira-Tomiño foi uma das entidades nomeadas pelo trabalho desenvolvido em prol da cooperação transfronteiriça.

+ Info

 

Amizade Cerveira-Tomiño alargada ao ténis

Alicerçado numa rede social relacionada com o ténis denominada Global Tennis Network, um grupo de 10 pessoas de Cerveira e Tomiño organizam periodicamente jogos de ténis nos dois lados da fronteira. Criação de uma escola de ténis é ambição para o futuro.

+ Info

Eco-Parque Transfronteiriço de 15ha integra projetos prioritários da cooperação Cerveira-Tomiño

Procurando promover e dinamizar as potencialidades de um território comum, os concelhos de Vila Nova de Cerveira (Portugal) e Tomiño (Galiza) vão avançar com um conjunto de projetos de âmbito transfronteiriço a implementar e candidatar a fundos comunitários, designadamente ao INTERREG V-A. A constituição do Eco-Parque Transfronteiriço ‘Castelinho-Espaço Fortaleza’ de 15ha, através da ligação de uma ponte pedonal sobre o rio Minho, é uma das prioridades apresentadas, esta manhã, no Auditório de Goian, Tomiño, durante as 1ªs Jornadas da Amizade Cerveira-Tomiño.

+ Info

Cerveirenses e tomiñenses trabalham para concretizar projetos comuns

Cerca de duas centenas de representantes de 70 entidades, associações e empresas portuguesas e galegas, participaram, entre novembro e dezembro, nos quatro Focus Group para a definição da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño 2014-2020. As conclusões serão apresentadas no primeiro trimestre de 2015 com a organização das 1as Jornadas da Amizade.

+ Info

Cooperação transfronteiriça Cerveira-Tomiño recebe primeiro financiamento comunitário

A Amizade Cerveira-Tomiño acaba de ver aprovado o projeto “Ponte da Amizade = Europa sem Fronteiras”, no âmbito do programa comunitário “Europe for citizens”, tendo sido contemplado com um financiamento para apoiar a realização das atividades previstas entre as duas comunidades em setembro de 2015. A nível europeu, foi a única candidatura selecionada nesta segunda convocatória de 2014.

+ Info

Amizade Cerveira-Tomiño promove agenda estratégica para a identificação de projetos prioritários

Com o intuito de aprofundar relações bilaterais, o Município de Vila Nova de Cerveira e o Concello de Tomiño avançam com a dinamização e implementação de uma Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça para o período 2014-2020. A apresentação decorreu, esta manhã, em conferência de imprensa, na Biblioteca Municipal de Cerveira, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Alcaldeza de Tomiño, Fernando Nogueira e Sandra Gonzalez, respetivamente, acompanhados por António Torres e Javier Rivas, membros do secretariado técnico.

+ info

fundaçao bienalPrémio Artistas do Alto Minho e Galiza 2014

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em colaboração com a Fundação Bienal de Cerveira, promove um concurso regional de pintura e escultura, contemporânea, naïf e autodidática, destinado aos artistas residentes no Alto Minho e nos concelhos limítrofes da Galiza.

+ info

simposio exposiçao 2Obras do I Simpósio Internacional de Esculturas do Minho expostas em frente à Câmara Municipal

A 'Vila das Artes' está a receber a exposição das esculturas do I Simpósio Internacional, de Cerveira-Tomiño, no Jardim de Chagny, em frente ao edifício da Câmara Municipal. A iniciativa visa dar a conhecer à comunidade residente e turistas os trabalhos finais deste evento transfronteiriço.

+ info

benfiquista 01Troféu do VIII Triatlo da Amizade fica em Vila Nova de Cerveira

Tiago Maia, do Sport Lisboa e Benfica, foi o vencedor absoluto do VIII Triatlo da Amizade, que decorreu este domingo, entre Cerveira-Tomiño. Graças à vitória dos atletas portugueses, o Troféu da Amizade, que estava em disputa, fica a cargo do Município de Vila Nova de Cerveira, pelo segundo ano consecutivo, e até à próxima edição, em 2015.

+ info

triatlo apresentaçao1Triatlo da Amizade é “prova especial” e alavanca para outras colaborações

Cerca de 200 atletas vão participar, a 29 de setembro, no VIII Triatlo da Amizade, Cerveira-Tomiño, um número que tem aumentado de ano para ano. O evento foi apresentado na manhã de 26 de setembro, em Tomiño, com a presença dos autarcas dos dois Concelhos.

+ info

simposio 01Cerveira e Tomiño acolhem I Simpósio Internacional de Escultura do Minho até 28 de setembro 

Durante 17 dias, seis artistas de renome internacional trabalham ao vivo pedras de grandes dimensões transformando-as em valiosas obras de arte. O I Simpósio Internacional de Escultura do Minho, organizado pelos Concelhos de Cerveira e Tominho, no âmbito da Carta da Amizade, pretende ser um espaço de experiência e liberdade criativa e proporcionar um momento íntimo entre artistas e comunidade em geral.

+ info

IMG_2285

Amizade de Cerveira e Tomiño alargada a oficinas de formação para crianças

Dando continuidade ao trabalho de colaboração desenvolvido entre a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Professora Esperanza Vazquez, responsável pela Biblioteca Escolar do CEIP de Sobrada, Tomiño (Galiza), está prevista a realização de uma oficina de formação de contadores de histórias para crianças.

+ info

caminahda amizade 01

Cerveira e Tomiño promovem Caminhada da Amizade

Depois de formalizada a Carta da Amizade no passado dia 11 de junho, os concelhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño agendaram uma Caminhada da Amizade. Iniciativa reforça os laços de união e cooperação entre comunidades vizinhas.

+ info

PONTE DA AMIZADE 01

Autarcas de Cerveira e Tomiño reafirmam amizade com visão no futuro

Uma verdadeira festa galaico-minhota assinalou, esta quarta-feira, o aniversário da Ponte da Amizade, com a formalização da “Carta da Amizade” que reforça os laços entre os municípios vizinhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño. Intervenções dos representantes municipais recordaram o passado, mas focaram-se no futuro com algumas intenções já firmadas no documento.

+ info

3 - Fim de semana SaudavelCerveira e Tomiño promovem Fim-de-Semana Saudável conjunto

O Parque Lazer do Castelinho é palco, dia 24 de maio, de uma aula de fitness dinamizada pelo Sherpaproject, e a Fortaleza de Goián recebe uma Master Class de Taichi, a 25 de maio. Este Fim-de-Semana Saudável conta com o apoio dos municípios de Vila Nova de Cerveira e Tomiño, no âmbito do projeto ‘Euro-Região Ativa: Vida Saudável nas Vilas da Raia’.

+ info

Simulacro

Concelho acolheu simulacro transfronteiriço no rio Minho para testar ARIEM 112

Centena e meia de operacionais de 30 entidades de Portugal e Espanha participaram, a 14 de maio, em Vila Nova de Cerveira, na realização de um simulacro de naufrágio de uma embarcação de recreio em águas internacionais do rio Minho. A operação serviu para testar o projeto de Assistência Recíproca Inter-regional em Matéria de Emergências.

+ info

ATELIERS JUDINHAS 03Cerveira e Goian promovem Judas transfronteiriço

A ‘Queima de Judas’ em Vila Nova de Cerveira, agendada para sábado, 19 de abril, ganha este ano uma dimensão transfronteiriça. Os comerciantes e escolas de Goian, Galiza, quiseram integrar o evento, pedido bem acolhido pela Câmara Municipal. Há dezenas de judas muito originais espalhados pelas ruas, e as crianças aprenderam a construir judinhas.

+ info