Tomiño

Tomiño é um concelho raiano da Espanha na comarca do Baixo Miño, província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza. O concelho, com uma superfície de 106,6 km2, faz fronteira natural com Portugal, através do Rio Minho.

Constituído por 15 freguesias, Tomiño conta com 134 entidades particulares, 63 núcleos de população, 132 núcleos disseminados e, com uma população de 13.738 habitantes, segundo fontes do IGE (Instituto Galego de Estatística).

No que diz respeito à base económica do concelho, os setores terciário e secundário são os que correspondem, atualmente, à maior fatia da população. A atividade agrária tem também particular importância, tanto pelo que representa em termos económicos (criação de riqueza e emprego), como pela sua incidência social e territorial.

Tomiño conta com dois núcleos urbanos onde se concentram as atividades e os serviços urbanos, tal como os principais equipamentos. O núcleo de O Seixo é o principal núcleo urbano do concelho e sede da administração local. O outro núcleo urbano é a vila de Goián erguida junto às margens do Rio Minho, com vida e história vinculadas ao rio e à sua condição fronteiriça.

+ info: Concello Tomiño