Ponte da Amizade

ponte 1

Fortalecimento de relações com aquele que outrora fora inimigo

A construção deste empreendimento em 2004 contribuiu de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida das populações dos dois concelhos, permitindo um acesso mais rápido ao outro lado.

Ambição antiga dos dois Municípios, a Ponte da Amizade veio consolidar a relação entre Cerveira e Tomiño, ligando diretamente Vila Nova de Cerveira a Goián, no concelho galego de Tomiño.

Com a construção da Ponte Internacional sobre o Rio Minho, entre Vila Nova de Cerveira (Portugal) e Tomiño/Goián (Espanha), concluída em junho de 2004, complementou-se o circuito viário entre o Minho e a Galiza, anteriormente estabelecido pelas pontes Valença - Tuy (1993), Monção - Salvaterra (1995) e Peso - Arbo (1999).

Esta ligação, de âmbito regional, criou grande impacto e dinamizou a economia local, especialmente o comércio e a restauração, prevendo-se agora que a melhoria das condições de segurança e de conforto da circulação, decorrentes da construção dos novos acessos rodoviários, contribua para intensificar e consolidar o desenvolvimento socioeconómico da região.