Cerveira

DSC_0314

Vila Nova de Cerveira, com uma área de 108,6 km², situa-se no Noroeste peninsular, Distrito de Viana do Castelo, confrontando a oeste com o rio Minho e a vizinha Galiza. De acordo com as fontes do INE (Instituto Nacional de Estatística), no ano de 2011,Vila Nova de Cerveira registava uma população de 9 253 habitantes.

O município de Vila Nova de Cerveira encontra-se dividido administrativamente em 15 freguesias. Contudo, com a reorganização administrativa do território português, o concelho passou a ter uma nova configuração com a agregação de algumas das suas freguesias.

No que respeita à base económica, o ramo de atividade do concelho é a indústria. Vila Nova de Cerveira tem dois polos industriais, que desenvolvem e dinamizam todo o concelho e concelhos limítrofes. As atividades de Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca têm também um importante papel.

O concelho tem, nas últimas décadas, assumido o setor da Cultura, como um dos vetores chaves na sua estratégia de desenvolvimento e afirmação territorial. Ligada às Bienais de Artes contemporâneas, a Vila das Artes tem apostado em dotar-se de equipamentos culturais diversificados que lhe permitem desenvolver anualmente um vasto leque de atividades culturais, propiciando a residentes e visitantes uma oferta cultural de marcada qualidade e abrangência.

+ info: Município de Vila Nova de Cerveira