Agenda Estratégica

No seguimento da assinatura da Carta da Amizade Cerveira-Tomiño, a 11 de junho, os dois Concelhos estão a dar continuidade aos trabalhos de implementação deste projeto através da dinamização e implementação de uma Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño 2014-2020.

O desenvolvimento integral do território e a procura de integração e coesão territorial são dois dos principais vetores para a concretização desta cooperação transfronteiriça.

Tendo o rio Minho como elo de ligação da identidade territorial, esta agenda de trabalhos é construída a partir do reconhecimento dos elementos identificativos de cada Concelho, e da forma como se conjugam neste espaço transfronteiriço.

Em linhas gerais, há vetores transversais a Cerveira e Tomiño, como o espaço natural das margens do rio Minho, a secular pesca tradicional, a riqueza patrimonial e histórica, os espaços públicos e de lazer, entre outros.

Foram dinamizados grupos de trabalho temáticos, convidando à participação da população e agentes locais de ambos os Concelhos e ainda algumas entidades regionais do Norte de Portugal e da Galiza. Este trabalho, que se realizou entre novembro e dezembro de 2014, terá como resultado a apresentação de um plano de ação, com a identificação de projetos e respetiva calendarização, que poderão sustentar a submissão de candidaturas comuns aos fundos comunitários, com especial enfoque no Programa de Cooperação Interreg V – A Espanha-Portugal (POCTEP), 2014-2020.

Ver Mais